quarta-feira, 8 de março de 2017

Torre Eiffel, Arco do Triunfo e Sacre-Coeur

03/02

O café da manhã aqui no Perfect Hostel vai somente até às 9h30.
Hoje perdi a hora: acordei às 9:40. Desci correndo e, realmente, tudo retirado já.
Merda!!

Como a previsão do tempo para todos os próximos dias está de chuva, quando vi que lá fora estava um tempo lindo sem nuvens e com um solzão, não pensei duas vezes: vou correr para a Torre Eiffel para subir nela com o tempo assim e no caminho como algo.
Fiz o mesmo caminho que ontem.
Só que hoje, com o tempo aberto, a cidade ficou ainda mais bonita.
Fui tirando fotos, claro, mas com o passo apertado, afinal não queria pegar muita fila e o tempo poderia fechar rapidamente, né.

Ponte Alexandre III
Cheguei no pé da torre por volta das 11h.
Passa-se pela primeira revista para entrar embaixo dela.
Ali tem várias lanchonetes e lojinhas de souvenirs. Eu estava morrendo de fome (não comi nada no caminho). Comprei uma rosquinha tipo Donut por 3 euros.


Ali é onde você escolhe: elevador ou escada? Cada entrada em um pé da torre, sendo possível ir de escada somente até a segunda parada, isto é, o topo só se chega de elevador. Paguei para ir até o topo. Como tenho 21 anos, paguei 14,50 euros (até os 14 anos é 10 euros, dos 15 aos 24 é 14,50 e a partir dos 25 anos o preço é 17 euros).

Passa-se por mais uma revista antes de subir o elevador e então você sobe.

Que sorte que dei! O tempo estava ótimo!!!
A primeira parada do elevador é na verdade a segunda parada (ele pula a primeira). Área bem ampla! Era umas 11h30 e já estava lotado - olha que rápido que fiz tudo! Em meia hora já subi e tal. Dizem que no verão a demora é de horas.


Que vista linda!!!!!!!
Incrível mesmo!!!!

Depois de muitas fotos, subi para o topo.
Um frio do cão (afinal, são 300m de altura, né), mas vale muuuuito!
Não deixem de subir ao topo!!!!


Fui embora cerca de 12h30.
Maravilhado!!!

Tenho uma amiga que namora a distância com um parisiense. Antes de sair do hostel, combinei com ele que depois de sair da torre, eu encontraria um starbucks ou um mc donald's para falar com ele (wifi livre nestes dois lugares) para encontrá-lo.

Mas, como o tempo ainda estava lindo, pensei em subir no Arco do Triunfo hoje também. Fui!

Cheguei lá por volta das 13h. É bem perto da Torre!

O ingresso é 12 euros, mas paguei 9 por ter 21 anos (este valor vale para quem tem de 18 a 24 anos). Subi! Não tem elevador (ou estava sem funcionar). Tem que subir de escada.


Lances de escada para subir e para descer do Arco
O Arco, o qual foi feito a pedido de Napoleão conta com uma estrutura é incrível!!!
A vista também é linda!
Como é bem mais baixo que a Torre, a vista não é tão abrangente, mas você tira fotos de Paris com a Torre, né.
Vista do Arco: De um lado, tempo bom!
Vista do Arco do Triunfo: Do outro lado, céu ficando nublado
O tempo já estava virando quando eu estava lá. Por volta das 14h desci e fui procurar um starbucks. No caminho do meu hostel eu já tinha visto um! Fui até ele na Boulevard Haussmann. Falei com o Vlad (namorado da minha amiga) e ele me encontraria ali depois de uns 20 minutos. Carreguei meu celular enquanto isso.

Nos encontramos (eu já o conhecia de quando ele veio ao Brasil).
Saímos do Starbucks e começou a chover. Paramos para comer um croissant (4 euros).
Então, fomos andar: passamos em muuuuitos lugares e ele sempre me contando a história dos locais. Nada como andar com um local, né.


Andamos desde o Louvre (que hoje estava fechado devido a uma tentativa de atentado) até a Ile de Paris (onde fica a Notre-Dame - a fila estava gigante, então deixei para entrar outro dia).

Pegamos o metrô umas 16:30 e fomos para a Sacre-Coeur (igreja no ponto mais alto de Paris). Vista linda e basílica maravilhosa! O bairro atrás da igreja existe desde o século X. Inclusive, uma igreja por ali é datada de 1103!! Incrível! Ele me contou várias coisas: desde o sistema de saúde francês que tem decaído ano após ano, ao desemprego recorde e a imigração. Paris tem tido muitos problemas de habitação. Muitos mendigos e pedintes em todo lugar! O metrô continua me aterrorizando! A linha 2 é péssima! Muita gente pula a catraca, muita muvuca (olha que sou de São Paulo, hein?). Até acompanhado me senti inseguro. Muito cuidado nessa linha!
Lá na Sacre-Coeur, já ouvi muitas histórias de turista incomodado com os ambulantes agressivos por lá. Sorte que eu estava com um francês e nada me aconteceu.

Sacre-Coeur
Sacre-Coeur
Vista da Sacre-Coeur
Andamos ali pelo Montmartre. Algumas ruinhas da região são datadas de 1100!!
Inclusive, passamos na Église Saint-Pierre, a qual a construção iniciou em 1134.

Interior da Église Saint-Pierre
Église Saint-Pierre ao fundo

Tomamos um café e umas 18:30 nos despedimos. Que passeio incrível com ele!!
Fui pro hostel. Tomei banho (chuveiro muito bom). À noite fui comer em um restaurante ali perto. 14 euros uma lasanha deliciosa!!!

Dormi por volta das 23:30.

Total gasto: 71 euros.
(Hospedagem + Alimentação + Passeios. Lembrando que minha meta é gastar até 60 euros por dia, portanto amanhã será dia de reequilibrar as coisas. Hoje foi ok gastar a mais pois fiz 2 passeios imprescindíveis e pagos, né)

Nenhum comentário:

Postar um comentário